sábado, 27 de maio de 2023

Biblioteca Digital- Repositório Institucional

 Repositório Digital Institucional da UFPR (RDI/UFPR)



https://bibliotecas.ufpr.br/repositorio/


Repositório Digital Institucional da UFPR (RDI/UFPR) é uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas, o Centro de Computação Científica e Software Livre e a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação.


O RDI é composto por diversas bibliotecas digitais e uma base digital de dados de pesquisa. São elas:

Biblioteca Digital de Periódicos

Biblioteca Digital de Eventos Científicos

Base de Dados Científicos

Bibliotecas Digitais do AcervoDigital:

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Biblioteca Digital de Especialização

Biblioteca Digital de Graduação

Biblioteca Digital de Imagem e Som

Biblioteca Digital de Livros


A Biblioteca Digital de Periódicos tem como objetivo reunir, organizar e disseminar a produção científica periódica editada pela instituição. Estabelece como premissa a divulgação científica, a prezar pelo acesso aberto à informação, buscando aumentar a visibilidade da UFPR como instituição científica. Mais informações: revistas.ufpr.br.

 O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR), criado em 1973, é o órgão suplementar responsável por disponibilizar o acesso à informação no âmbito da UFPR, dando suporte à execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Além de responder pela formação, organização, preservação, modernização e disseminação de recursos físicos e virtuais de informação, o SiBi/UFPR oferta diversos serviços de informação à comunidade universitária e à comunidade científica como um todo

O SiBi/UFPR é órgão suplementar ligado diretamente ao Gabinete do Reitor, e é constituído por 01 sede técnico-administrativa (BC), 18 bibliotecas universitárias (AG, BL, AC (subunidade AM), PP (subunidade MI), CF, CH, CT, JA, JD, LT, PL, RB, SA, SB, SD e TL) e 01 biblioteca de ensino médio e profissionalizante (EP), totalizando 20 bibliotecas.

O AcervoDigital é um ambiente que armazena diversas bibliotecas digitais que compõem o RDI, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a Biblioteca Digital de Especialização, a Biblioteca Digital de Graduação, a Biblioteca Digital de Imagem e Som, o Programa REA Paraná e diversas Bibliotecas Temáticas. Mais informações: https://acervodigital.ufpr.br.



https://youtu.be/3GP42VtJE2g


Referência: https://bibliotecas.ufpr.br/repositorio/

https://youtu.be/3GP42VtJE2g

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Biblioteca Digital -Ensino

Biblioteca Digital: uma proposta para publicação e disseminação do conhecimento produzido através das teses e dissertações.


    
    "Com o surgimento da World Wide Web (Web), houve uma grande mudança na forma de comunicação entre as pessoas e as organizações. A ligação entre documentos que podem estar situados em qualquer lugar na rede de computadores, através da Internet e do conceito de Universal Resource Locator, possibilitou a recuperação rápida de informações, antes materializadas em ambientes de acesso restrito. Publicar na Internet passou a ser uma tarefa simples, porém era preciso buscar qualidade nas publicações e um portal único de acesso e busca de informações relevantes. Surgem propostas com padrões para publicação propiciando a interoperabilidade de informações. Neste contexto temos as bibliotecas digitais oferecendo condições para a formação de uma grande rede de dados e conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar tecnologias para publicação na Web e sugerir uma proposta para publicar o conhecimento produzido através das Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como medir a aceitabilidade na comunidade acadêmica da nova forma de divulgação e disseminação do conhecimento. A ferramenta proposta deve usar padrões e tecnologias que ofereçam total integração com as demais bibliotecas do país e fazer parte do projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), bem como estar ligada com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations da Virginia Tech University. Após análise de tecnologias, protocolos de publicações e a visão da comunidade acadêmica, o sistema TEDE desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (IBICT), foi considerado como solução para publicação. Sua escolha de deu, em função do mesmo incorporar tecnologias com protocolos capazes de coletar e possibilitar a transferência de informações garantindo a interoperabilidade necessária entre bibliotecas e por consequência a disseminação do conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação através da publicação na Web das teses e dissertações."

    "Além das considerações a respeito da tradicional forma de publicação do conhecimento, é constante a dificuldade de identificar a informação que está sendo publicada, gera-se mais rapidamente informação acadêmica do que a capacidade dos pesquisadores em administrá-la, dos editores em publicá-la, do bibliotecário em coletá-la e dos estudiosos em consultá-la. Grande parte da produção acadêmica ocorre por força de suas necessidades de ascendência à carreira acadêmica e busca de promoções. Repetições de conteúdo, geração de assuntos repetidos e fileiras de estantes abarrotadas de publicações não significa que haja adição de novos conteúdos para benefício da sociedade ou para o aumento de informação. Existe uma grande quantidade de informações produzidas e disponibilizadas em meio eletrônico nas diferentes atividades sociais, a chamada “explosão informacional”. À medida que essas informações são produzidas e disponibilizadas sem uma gerencia em relação aos padrões de publicações, cresce a dificuldade de identificação, acesso e utilização destes conteúdos pelas comunidades de pesquisa."

Referencia:

GUBIANI, Juçara Salete et al. Biblioteca digital: uma proposta para publicação e disseminação do conhecimento produzido através das teses e dissertações. 2005.

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8045

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Biblioteca Digital - Ferramentas

 Omeka - Ferramenta para Bibliotecas e Repositórios Digitais


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Omeka

O  Omeka  é  um  software livre com  grande  potencial  para  a  construção  de  bibliotecas digitais  que  tem  como  objetivo  uma  experiência  de  navegação  voltada  para  o  visual. Sendo uma plataforma de código aberto, voltada para o gerenciamento de coleções digitais, que  permite que sejam feitas exposições virtuais, muito útil para bibliotecas digitais de fotos ou museus virtuais. 

Omeka é um projeto Digital Scholar, originalmente lançado no "Roy Rosenzweig Center for History and New Media" com financiamento de várias organizações. O nome e o logotipo da Omeka são marcas registradas da Digital Scholar. Sendo um software intuitivo e de fácil customização, se apresenta com uma solução leve em comparação com o software de repositório institucional tradicional, como DSpace e Fedora, a Omeka tem foco na exibição e usa um padrão de metadados Dublin Core sem qualificação. Fácil personalização do design; Recursos de imagem de alta resolução e Fornece feedback editorial sobre exposições.

Fonte: https://omeka.org/

O Omeka oferece algumas opções de temas para customização em seu site oficial. Atualmente estão disponíveis 9 temas, com a possibilidade de editar o tema modificando o código PHP e CSS. Omeka permite definir os tipos de objetos digitais que serão disponibilizados em um repositório. O sistema inclui, por padrão, 16 tipos de objetos digitais ou itens, mas, caso seja necessário acrescentar novos tipos, a criação de tipos digitais é bem simples e rápida. Os itens nativos são documento, imagem em movimento, história oral, som, imagem fixa, website, evento, email, plano de aula, hiperlinks, pessoa, recursos interativos, conjunto de dados, objeto, serviço e software.

É um sistema de gerenciamento de conteúdo para coleções digitais on-line. Suas características principais são: Como uma aplicação web, permite aos usuários publicar e exibir objetos do patrimônio cultural e ampliar sua funcionalidade com temas e plugins. Possui três versões hospedadas no site oficial da plataforma, sendo eles: O Omeka Classic, Omeka.net e Omeka S. E assim como o Dspace e o Tainacan, tem um Fórum/Comunidade para auxiliar os usuários. “um lugar para obter ajuda de outros usuários e compartilhar coisas novas que você está fazendo com a Omeka.”


Fonte: https://omeka.org/




Confira a seguir: 


Omeka - Parte 1 (Aula 2)

Conociendo OMEKA




Referências:  Freitas, Marília Augusta de; Silva, Patrícia , “O uso do OMEKA para implantação da biblioteca digital de coleções especiais na Universidade de Brasília.,” Repositório - FEBAB, acesso em 19 de maio de 2023, http://repositorio.febab.org.br/items/show/5362.

Site Oficial - Omeka
link de acesso: https://omeka.org/

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Biblioteca Digital- Exemplos Internacional


A Biblioteca Digital da Espanha - Hispânica


Na biblioteca recebemos e guardamos cópias de todos os livros publicados na Espanha. Além disso, guardamos um valioso acervo de incunábulos, manuscritos, gravuras, desenhos, fotografias, gravações de som...
Para poder consultar estes fundos basta ter um cartão de leitor ou investigador. As Salas de Exposições e a Biblioteca-Museu, onde se realizam diversas exposições e atividades culturais, estão abertas a todos

Referências bibliográficas dos documentos guardados na Biblioteca, acesso a milhares de documentos digitalizados, imprensa histórica espanhola, registos de autoridade, etc.

Descubra tudo o que a Biblioteca oferece
Livros, manuscritos, discos de vinil e lousa, fitas, desenhos, partituras, mapas, gravuras... Todos os documentos escritos, visuais e sonoros, publicados na Espanha, podem ser encontrados na Biblioteca Nacional da Espanha. Uma grande instituição de fácil acesso, aberta a todos os tipos de público.


A Biblioteca Digital Hispânica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da Espanha. Ele fornece acesso gratuito e aberto a milhares de documentos digitalizados, incluindo livros impressos entre os séculos XV e XX, manuscritos, desenhos, gravuras, brochuras, cartazes, fotografias, mapas, atlas, partituras, imprensa histórica e gravações de som.

Objetivos
Divulgar o patrimônio cultural espanhol garantindo a proteção e salvaguarda do nosso patrimônio cultural. Cumprir o compromisso adquirido com a União Europeia de contribuir para a criação da futura Biblioteca Digital Europeia que oferecerá acesso único e multilíngue via Internet às coleções das instituições culturais europeias. Tornar-se uma ferramenta fundamental para promover a pesquisa sobre nossa cultura, facilitando a consulta de coleções digitalizadas para estudiosos e hispanistas de todo o mundo sem a necessidade de se deslocar a Madri. Oferecer um canal de cooperação ao resto das bibliotecas espanholas e latino-americanas.


https://youtu.be/jwTfW_sfF8A
 Referência

terça-feira, 16 de maio de 2023

Biblioteca Digital-Exemplos Internacionais

 Biblioteca Publica Digital da America





    A Biblioteca Pública Digital da América capacita as pessoas a aprender, crescer e contribuir para uma sociedade diversificada e de melhor funcionamento, maximizando o acesso à nossa história, cultura e conhecimento compartilhados.
    Amplia o valor das bibliotecas e organizações culturais como fontes de conhecimento compartilhado mais confiáveis ​​dos americanos. Fazemos isso colaborando com parceiros para acelerar ferramentas e ideias inovadoras que capacitam e equipam as bibliotecas para tornar as informações mais acessíveis.
   A Digital Public Library of America é uma organização sem fins lucrativos ,com sede em Boston.

Objetivos:

  1. Disponibilizar diversos materiais de bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições culturais em todo o país para todos em uma experiência de descoberta única.
  2. Fornecer um mercado e uma plataforma controlados por bibliotecas para que as bibliotecas comprem, organizem e entreguem e-books e outros conteúdos eletrônicos a seus usuários.
  3. Reunir líderes e profissionais de bibliotecas para explorar e desenvolver tecnologias que sirvam, informem e capacitem suas comunidades.

Videos:



Site da Biblioteca:

https://dp.la/

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Biblioteca Digital - Exemplos Internacionais

 Biblioteca Europeana


Fonte: https://graffica.info/europeana-biblioteca-digital-donde-querer-perderse/

A Europeana fortalece o setor do património cultural na sua transformação digital. Desenvolvem conhecimento, ferramentas e políticas para abraçar a mudança digital e incentivar parcerias que promovam a inovação. Partilhando e promovendo seu património para ser usado e apreciado por todos para aprender, trabalhar ou apenas para se divertir.

A Biblioteca fornece aos entusiastas, profissionais, professores e investigadores do património cultural, acesso digital ao material do património cultural europeu. Porquê? "Para inspirar e informar novas perspectivas e iniciar conversas sobre a nossa história e cultura. Para partilhar e desfrutar do nosso rico património cultural. Para o usar para criar coisas novas."

Fonte: https://www.europeana.eu/pt/about-us

Dando acesso a milhões de itens do património cultural de instituições de toda a Europa. Ela possui obras de arte, livros, música e vídeos sobre arte, jornais, arqueologia, moda, ciência, desporto e muito mais. "Adoramos ver as formas criativas de utilizar o que encontra na Europeana, quer sejam professores a desenvolver recursos para aulas, desenvolvedores que utilizam a nossa API de código aberto para fazer jogos ou apaixonados pela cultura que criam gifs e contam histórias."

Contando com milhares de galerias, bibliotecas, arquivos e museus europeus que partilham da mesma crença de que o acesso ao património cultural é transformador - fortalece as pessoas e beneficia a sociedade como um todo. Exibem material de herança cultural de cerca de 3.700 instituições diferentes - mas não trabalham com cada uma delas individualmente. Em vez disso, uma rede de parceiros agregadores recolhem os dados, verificam os mesmos de forma completa e enriquecem-nos com informações, tais como geolocalização ou vinculam os mesmos a outro material ou conjuntos de dados através de pessoas, lugares ou tópicos associados.

Fonte: https://www.europeana.eu/pt/about-us



Confira a seguir: 


Europeana, coleção de bibliotecas, museus e muito mais


Webinar: Europeana – Património Digital Cultural na Educação uma exploração inovadora




Referências: 
Biblioteca Europeana 






sexta-feira, 12 de maio de 2023

Biblioteca Digital- Exemplos Nacionais

 Biblioteca Digital UNESP


A Unesp - Universidade Estadual Paulista, no âmbito de seu Programa Memória Social, dá início ao processo de disponibilização digital de acervos pertencentes ao seu sistema de bibliotecas e centros de documentação que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento.

A parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade possibilitou, também, a reprodução de material pertencente a essas importantes instituições públicas. Ao dar acesso irrestrito a esse rico material, a universidade cumpre com sua responsabilidade social, democratizando o acesso à informação e contribuindo com o ensino, a pesquisa e a difusão do conhecimento. 

Os objetos disponíveis nesta biblioteca digital foram digitalizados observando critérios tanto para preservação da integridade dos originais quanto a qualidade do material disponibilizado.

Foram adotadas medidas para que as obras incluídas nesta coleção não infrinjam o disposto na Lei nº 9.610 (19 fevereiro 1998), sobre direitos autorais. Considerando que esta lei tem sido objeto de constantes discussões, além da dificuldade de identificação sobre a real inclusão de determinada obra em domínio público, solicitamos que no caso de suspeita de violação desta lei, entrem em contato conosco: cgb.reitoria@unesp.br. Todo material disponibilizado nesta coleção está livre para uso não comercial, desde que sejam citados tanto a obra quanto a Biblioteca Digital Unesp.

https://bibdig.biblioteca.unesp.br/home



https://youtu.be/cvQqQ8kiefU

Referência:

https://bibdig.biblioteca.unesp.br/home













quinta-feira, 11 de maio de 2023

Biblioteca Digital-Exemplos Nacionais

 Coleção Machado de Assis



        A biblioteca tem projeto de edição das obras do escritor brasileiro Machado de Assis em formato digital foi pensado,primeiramente,como parte das atividades que marcam o centenário da morte do autor  além de responder à necessidade de ampliar o acesso a sua obra, aos estudantes dos diferentes níveis e ao público leitor em geral.

Apresentação da Biblioteca em seu site:

    "O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis."

   " É fato que não tardarão a surgir questionamentos quanto à completude do material aqui apresentado, o que é amplamente desejável. Cada vez mais, a internet tem se constituído como canal para o desenvolvimento e o aprimoramento colaborativo de projetos os mais diversos, sendo este também o caso da obra completa de Machado. Pesquisadores e especialistas da obra do grande escritor podem contribuir apontando possíveis omissões, sugerindo novas abordagens e mesmo enviando materiais para publicação no portal. Quanto ao público em geral, pode interagir por meio de mensagens eletrônicas, a serem publicadas na seção Postagens."

    "Acompanham o “prato principal” das obras completas, além dos vídeos produzidos pela TV Escola, informações introdutórias sobre a vida e a obra do autor, adaptadas de fontes confiáveis, como a cronologia preparada por Galante de Souza para a Revista do Livro (INL/MEC), em 1958, e a página eletrônica da Academia Brasileira de Letras. Necessário observar que o propósito das seções Cronologia e Bibliografia não é trazer informações novas ou exaustivas sobre o autor, mas possibilitar ao usuário acesso a informações básicas sem precisar recorrer de imediato a outras fontes."

    "Já a seção O autor e a obra procura conjugar momentos distintos da interpretação da obra machadiana, ao publicar fragmentos de autores contemporâneos de Machado e ao viabilizar o acesso a uma amostra significativa da atual produção acadêmica sobre o tema. As teses e dissertações relacionadas nessa seção estão publicadas no Portal Domínio Público. Para ter acesso gratuito ao conteúdo completo, é só fazer um cadastro no sistema. Complementa a homenagem uma relação de endereços de outras páginas na internet com materiais de qualidade relativos a Machado e sua obra."

Imagens do Site da Biblioteca:



Videos:





Site da Biblioteca:

https://machado.mec.gov.br/

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Biblioteca Digital - Exemplos Nacionais

Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa

Fonte: https://bibliotecas.ufms.br

A Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa é uma das poucas que oferta fonte primária e gratuita de documentos literários em versão integral. Com obras das literaturas dos países lusófonos, a partir das melhores edições disponíveis.

Também chamada de Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos, desenvolvido pelo NUPILL - Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística e o LAPESD - Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, a Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa é o maior banco de dados de história literária de literaturas brasileira e portuguesa que existe, aberta a usuários de interesses bem variados, do leitor diletante ao pesquisador especialista. 

Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados biobibliográficos dos autores brasileiros e de outros países lusófonos; também estão disponíveis documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina. "Nosso banco é uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras." É importante ressaltar que as obras digitalizadas são em menor número do que aquelas cujas informações estão também disponíveis.

Fonte: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/

A proposta da biblioteca é criar um ambiente de leitura e ensino-aprendizagem de literatura, a partir do aproveitamento da biblioteca digital, incluindo ferramenta de anotações. Qualquer usuário pode utilizar a Biblioteca e o Banco de Dados Digital, sem necessidade de inscrever-se, nem de entrar com nome e senha. Contudo, para aqueles que se cadastram como usuário e entram no sistema com nome e senha, abre-se a possibilidade de fazer anotações nas obras digitalizadas que for lendo. Em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, esse leitor, ao entrar na Biblioteca com seu nome e sua senha, terá acesso às anotações que já fez e poderá realizar outras.


Confira a seguir: 



Traduzindo Ciência Ep. 4 - Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa



Referências: 
Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa ou Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Biblioteca Digital - Ferramentas

 Tainacan - Ferramenta para Bibliotecas e Repositórios Digitais


O Tainacan é desenvolvido com base no software livre WordPress, um dos mais populares sistemas para desenvolvimento de soluções para a Internet. Incorpora, dessa maneira, várias facilidades e funcionalidades técnicas que o tornam compatível com as últimas tendências das tecnologias da web. Contribui para a preservação, e comunicação da produção cultural na Internet, por meio da gestão e compartilhamento de acervos. Além de catalogar, organizar, armazenar e compartilhar informações, ele se adapta às necessidades do usuário, permitindo que você configure e personalize suas coleções. Para isso, ele oferece uma série de recursos customizáveis, como a criação de coleções, metadados, itens, filtros e muitos outros. 

É uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet. Pensado para atender a realidade das instituições culturais, ele é um software gratuito, que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de forma fácil e intuitiva. Pode ser utilizado para o desenvolvimento de repositórios e bibliotecas digitais, bem como ações de comunicação, exposições e de difusão de acervos digitais. 

Um dos pontos de destaque do Tainacan está na simplicidade de sua instalação, que pode ser feita rapidamente, sem a necessidade de profissionais especializados, visto que suas configurações, básicas ou avançadas, podem ser realizadas pela interface. Ainda, é de suma relevância frisar a quantidade de itens abarcados pela instalação básica, não sendo obrigatória adaptações para o uso, ficando estas a cargo de melhorias referentes a necessidade de cada projeto. Um exemplo é a instalação de plugins que agregam novas funcionalidades, dos quais cita-se o Google Analytics, que permite avaliar relatórios de visitas; o BackWPup, que permite a criação de cópias de segurança; o New User Approve, facilita a administração da aprovação de novos usuários e o W3 Total Cache, reflete em aumento de performance, tornando o site mais estável e rápido em termos de carregamento (UFG, 2017). 
Fonte: https://tainacan.org/

O Tainacan é um plugin e um tema do WordPress. Isso quer dizer que para você conseguir utilizar o Tainacan, você tem que ter uma instalação do WordPress ativa. O WordPress possui um painel administrativo que permite ao usuário realizar a gestão e a publicação de seu acervo. É por meio do painel que podem ser criados diferentes perfis de usuários, com diferentes níveis de acesso às coleções, bem como podem ser criadas diferentes páginas web para a comunicação dos acervos. De acordo com a necessidade de cada coleção é possível configurar taxonomias, metadados e filtros específicos. Todas as atividades realizadas no plugin são registradas e listadas podendo assim ser verificadas pelos moderadores.

O Software permite a inclusão de dois tipos de usuários: os assinantes, ou seja, os usuários comuns no contexto do sistema, e os administradores. Independentemente do tipo de usuário, a tela inicial permite acesso às coleções, por meio de menu e mecanismos de busca; o registro de novos assinantes e o login dos previamente cadastrados. Além disso, relaciona as coleções ou itens mais populares e recentes.

Software Livre Brasileiro

O Tainacan é desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília, com apoio da Universidade Federal de Goiás, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus. E como dito anteriormente, um software livre, que não tem nenhum custo de instalação ou atualização, podendo ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Ou seja, você pode não só baixar e utilizar gratuitamente o Tainacan, como pode contribuir para o seu desenvolvimento e melhoria.


O Tainacan implementa uma API RESTful (de leitura e escrita) que permite que outras aplicações interajam com seu repositório. Exponha suas coleções em diferentes formatos, como Json, JsonLD, OAI-PMH. 
Caso sua coleção utilize um padrão personalizado de metadados, você pode a mapear para padrões de metadados como o Dublin Core, entre outros em desenvolvimento.

Como uma prática comum, os softwares livres possuem sites próprios, para  que os desenvolvedores se comuniquem entre si e fiquem a par de implementações,  correções e linhas de código. No caso, o Tainacan não é diferente e possui seu próprio fórum, disponível em seu site. (https://tainacan.discourse.group/)

Fonte: https://tainacan.org/


Confira a seguir: 


Usando o Tainacan: conceitos gerais


Conheça o Tainacan: uma ferramenta flexível e poderosa para WordPress



ReferênciasMARTINS, D. L.; SEGUNDO, J. E. S.; SILVA, M. F.; SIQUEIRA, J. Repositório digital com o software livre tainacan: revisão da ferramenta e exemplo de implantação na área cultural com a revista filme cultura. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/105154.  Acesso em: 04 maio 2023.

Site oficial do Tainacan - Disponível em: https://tainacan.org/

Biblioteca Digital- Ensino

 Biblioteca Digital no Espaço Escolar




    "Na educação pública brasileira, 43% dos espaços de aprendizagem dedicados ao Ensino Fundamental não estão equipados com biblioteca. Este número cai para 11,6% no Ensino Médio. Ainda assim, o volume de estudantes sem acesso a este equipamento – fundamental para a alfabetização e aprendizagem – é muito alto. Os dados são do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2021, produzido pelo Todos pela Educação."

    "Estimulada pela pandemia, quando as escolas fecharam suas portas e passaram a operar apenas à distância, a criação de bibliotecas digitais escolares representa novas possibilidades, tanto aos estudantes quanto aos professores. Ao armazenar e compartilhar livros digitais, utilizando plataformas gratuitas como o Google Drive e o Google Sala de Aula, muitas escolas viram aumentar o interesse dos alunos pela leitura e passaram a estimular os docentes a utilizarem esta ferramenta em suas práticas pedagógicas."

    "É o que acontece no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ana Maria Ferreira de Paula, em Planaltina (Goiás). A biblioteca digital da unidade possui um acervo diverso, com títulos que vão desde literatura até cadernos de estudo para o Enem, sempre agregando conteúdos de domínio público."

    "Segundo a gestora do Cepi, Elisangela Dias Custódio, o processo começou durante a pandemia, com a digitalização de parte do acervo da biblioteca física. Os conteúdos passaram a ser distribuídos via WhatsApp e, com a alta aceitação do formato pelos estudantes e até mesmo suas famílias, a escola passou a centralizar os livros digitais em um site. “A troca de conhecimento que ela gera é muito interessante. Um dos diferenciais do livro digital é permitir que os conteúdos sejam lidos simultaneamente, em conjunto, e com isso o livro passa a ser mais vivo no dia a dia escolar”, observa Elisangela."

    "Até abril de 2021, foram criadas 120 bibliotecas digitais escolares na rede de Goiás, todas nas escolas de tempo integral. De acordo com a superintendente de Ensino Integral da Secretaria de Educação do estado, Marcia Rocha Antunes, o boom de bibliotecas virtuais foi estimulado pela reconceitualização do espaço escolar que aconteceu durante a pandemia."

    "Há dois caminhos possíveis para a escola dar início ao projeto de biblioteca digital: a digitalização de seu acervo físico, propondo uma força tarefa entre o corpo docente para escanear as obras; e a aquisição de livros já digitalizados através de acervos de domínio público."

    "Ou seja: para a biblioteca digital escolar ter sucesso, é necessário que ela seja parte da proposta pedagógica da escola, como um recurso didático permanente, que exige investimento e manutenção."


Videos:



Referencia:

https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/biblioteca-digital-escolar-educacao-brasileira/

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Biblioteca Digital- Metodologia de Implantação

IMPLANTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS UFBP


https://abm.org.br/wp-content/uploads/2014/09/62fb5f1024529266c6e71c0c0c9ddb3c_XL.jpg


 Os Repositórios Institucionais são sistemas de informação que tem como objetivo a gestão e disseminação do conhecimento, permitindo uma visibilidade imediata aos pesquisadores de uma instituição, ampliando o impacto das investigações, além da preservação da memória intelectual.

Objetivo é descrever com base em análise bibliográfica e metodologias aplicadas, a experiência da implantação da BDTD/UFPB, identificando os caminhos percorridos e a importância da consolidação desta ferramenta como instrumento de preservação digital

Neste contexto, o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) e  os novos canais de comunicação científica apresentam-se como requisito e desafio para as instituições de ensino.

"O surgimento da Internet e  da www.emfinsdosanos80.  veio acelerar mudanças na forma de publicação da produção científica que passou do suporte exclusivamente em papel para o uso também do suporte digital, alterando o fluxo da comunicação científica.

A adoção e   o uso das funcionalidades de um repositório institucional proporcionam uma série de benefícios para pesquisadores,   administradores acadêmicos, bibliotecários, chefes de departamentos e toda a comunidade científica, contribuindo de forma significativa na gestão do conhecimento produzido pelas Instituições de Ensino e Pesquisa. 

Acreditamos que o desenvolvimento de um modelo de política institucional de informação para depósito de conteúdos adequado a realidade de cada instituição permitirá a disponibilização de conteúdos através do RI e a sensibilização da comunidade acadêmica para a preservação e divulgação de sua produção intelectual. 

O próximo desafio da UFPB é   o desenvolvimento de um Repositório Institucional de Informação que, para seu efetivo estabelecimento, dependerá da consolidação de uma política institucional de informação. 

O projeto dos Repositórios Institucionais é posterior à proposta das bibliotecas digitais e  tem como objetivo a implantação de um portal, semelhante ao da BOTO, que contenha toda a  produção acadêmica considerada de valor científico pela instituição.  Nesse sentido, a política institucional de informação definirá os parâmetros da gestão do RI.






Referências: 

Cunha, Viviane Lima da, “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB: implantação, desenvolvimento e desafios.,” Repositório - FEBAB, acesso em 3 de maio de 2023, http://repositorio.febab.org.br/items/show/5926.

Biblioteca Digital-Exemplos Nacionais

 Biblioteca Digital da Unicamp      Criada em 2002, a Biblioteca Digital da Unicamp foi uma das pioneiras no Brasil ao disponibilizar seu ac...