IMPLANTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS UFBP
https://abm.org.br/wp-content/uploads/2014/09/62fb5f1024529266c6e71c0c0c9ddb3c_XL.jpg
Os Repositórios Institucionais são sistemas de informação que tem como objetivo a gestão e disseminação do conhecimento, permitindo uma visibilidade imediata aos pesquisadores de uma instituição, ampliando o impacto das investigações, além da preservação da memória intelectual.
Objetivo é descrever com base em análise bibliográfica e metodologias aplicadas, a experiência da implantação da BDTD/UFPB, identificando os caminhos percorridos e a importância da consolidação desta ferramenta como instrumento de preservação digital
Neste contexto, o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) e os novos canais de comunicação científica apresentam-se como requisito e desafio para as instituições de ensino.
"O surgimento da Internet e da www.emfinsdosanos80. veio acelerar mudanças na forma de publicação da produção científica que passou do suporte exclusivamente em papel para o uso também do suporte digital, alterando o fluxo da comunicação científica.
A adoção e o uso das funcionalidades de um repositório institucional proporcionam uma série de benefícios para pesquisadores, administradores acadêmicos, bibliotecários, chefes de departamentos e toda a comunidade científica, contribuindo de forma significativa na gestão do conhecimento produzido pelas Instituições de Ensino e Pesquisa.
Acreditamos que o desenvolvimento de um modelo de política institucional de informação para depósito de conteúdos adequado a realidade de cada instituição permitirá a disponibilização de conteúdos através do RI e a sensibilização da comunidade acadêmica para a preservação e divulgação de sua produção intelectual.
O próximo desafio da UFPB é o desenvolvimento de um Repositório Institucional de Informação que, para seu efetivo estabelecimento, dependerá da consolidação de uma política institucional de informação.
O projeto dos Repositórios Institucionais é posterior à proposta das bibliotecas digitais e tem como objetivo a implantação de um portal, semelhante ao da BOTO, que contenha toda a produção acadêmica considerada de valor científico pela instituição. Nesse sentido, a política institucional de informação definirá os parâmetros da gestão do RI.
Referências: