BIBLIOTECA DIGITAL METODOLOGAS DE IMPLANTAÇÃO
O Sistema de Bibliotecas – SIBI-UFBA, formado por uma Biblioteca Central e 27 bibliotecas de unidades de ensino e de órgãos suplementares tem em sua missão promover e disseminar o acesso à informação, apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária, de acordo com as políticas, planos e programas da universidade.
“Nos sistemas informacionais, como nas organizações abertas de modo geral, o processo decisório tem origem na identificação de problemas ou oportunidades, na coleta e análise de dados e informações sobre estes e na conversão dessa informação em ação” (TARAPANOFF, 1995, p. 14).
A metodologia utilizada teve como base os princípios do planejamento estratégico como avaliação dos cenários a fim de verificar a situação atual, as probabilidades de mudanças e as tendências para se alcançar as metas estabelecidas. Com base nessas metas, elaborou-se o projeto “Sistematização para Implantação do Projeto de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia” onde foram definidas as estratégias de implantação pelas 07 bibliotecárias do Grupo de Trabalho constituído através da Portaria Nº 07/04.
Em linhas gerais, a metodologia do trabalho propiciou organização e otimização dos meios para a consecução de suas finalidades (objetivos e metas), contando com a participação da comunidade acadêmica na decisão de um desempenho satisfatório dos resultados