segunda-feira, 22 de maio de 2023

Biblioteca Digital - Ferramentas

 Omeka - Ferramenta para Bibliotecas e Repositórios Digitais


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Omeka

O  Omeka  é  um  software livre com  grande  potencial  para  a  construção  de  bibliotecas digitais  que  tem  como  objetivo  uma  experiência  de  navegação  voltada  para  o  visual. Sendo uma plataforma de código aberto, voltada para o gerenciamento de coleções digitais, que  permite que sejam feitas exposições virtuais, muito útil para bibliotecas digitais de fotos ou museus virtuais. 

Omeka é um projeto Digital Scholar, originalmente lançado no "Roy Rosenzweig Center for History and New Media" com financiamento de várias organizações. O nome e o logotipo da Omeka são marcas registradas da Digital Scholar. Sendo um software intuitivo e de fácil customização, se apresenta com uma solução leve em comparação com o software de repositório institucional tradicional, como DSpace e Fedora, a Omeka tem foco na exibição e usa um padrão de metadados Dublin Core sem qualificação. Fácil personalização do design; Recursos de imagem de alta resolução e Fornece feedback editorial sobre exposições.

Fonte: https://omeka.org/

O Omeka oferece algumas opções de temas para customização em seu site oficial. Atualmente estão disponíveis 9 temas, com a possibilidade de editar o tema modificando o código PHP e CSS. Omeka permite definir os tipos de objetos digitais que serão disponibilizados em um repositório. O sistema inclui, por padrão, 16 tipos de objetos digitais ou itens, mas, caso seja necessário acrescentar novos tipos, a criação de tipos digitais é bem simples e rápida. Os itens nativos são documento, imagem em movimento, história oral, som, imagem fixa, website, evento, email, plano de aula, hiperlinks, pessoa, recursos interativos, conjunto de dados, objeto, serviço e software.

É um sistema de gerenciamento de conteúdo para coleções digitais on-line. Suas características principais são: Como uma aplicação web, permite aos usuários publicar e exibir objetos do patrimônio cultural e ampliar sua funcionalidade com temas e plugins. Possui três versões hospedadas no site oficial da plataforma, sendo eles: O Omeka Classic, Omeka.net e Omeka S. E assim como o Dspace e o Tainacan, tem um Fórum/Comunidade para auxiliar os usuários. “um lugar para obter ajuda de outros usuários e compartilhar coisas novas que você está fazendo com a Omeka.”


Fonte: https://omeka.org/




Confira a seguir: 


Omeka - Parte 1 (Aula 2)

Conociendo OMEKA




Referências:  Freitas, Marília Augusta de; Silva, Patrícia , “O uso do OMEKA para implantação da biblioteca digital de coleções especiais na Universidade de Brasília.,” Repositório - FEBAB, acesso em 19 de maio de 2023, http://repositorio.febab.org.br/items/show/5362.

Site Oficial - Omeka
link de acesso: https://omeka.org/

Biblioteca Digital-Exemplos Nacionais

 Biblioteca Digital da Unicamp      Criada em 2002, a Biblioteca Digital da Unicamp foi uma das pioneiras no Brasil ao disponibilizar seu ac...