Metodologia para o ensino de Bibliotecas digitais- UNB
https://repositorio.unb.br/handle/10482/1033
Com as mudanças constantes por que passam as bibliotecas e centros de informação, a atualização no conhecimento das novas tecnologias de informação é uma necessidade imperativa para seu pessoal. Nesse sentido é significativo o interesse demonstrado pelos bibliotecários e estudantes de biblioteconomia nos seminários, cursos e workshops
Os sistemas educacionais também estão passando por profundas mudanças, em parte por causa das transformações que as tecnologias de comunicação provocam na economia, o que por sua vez estaria permitindo oportunidades para o ensino de bibliotecas digitais como complemento do novo ambiente educacional suportado pelas mídias eletrônicas (ROES, 2001).
Para as teorias do ensino, o trabalho pedagógico possibilita uma prática social que dependerá, entre outros fatores, do interesse manifesto pelos alunos e do conteúdo curricular científico repassado pelo professor. Na área da ciência da informação, o desenvolvimento de metodologias de ensino de bibliotecas digitais está sendo discutido desde o ângulo do planejamento da didática até as práticas de ensino mais adequadas. A questão das bibliotecas digitais está sendo abordada pelas instituições de ensino como mais uma mudança curricular trazida pelas transformações nos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas novas tecnologias (SARACEVIC; DALBELLO, 2001). O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de ensino dos conceitos e tecnologias que envolvem as bibliotecas digitais.
Os diferentes cursos e disciplinas foram analisados segundo as suas características básicas: instituição, tipo de disciplina, conteúdo programático, perfil dos alunos e dos professores que ministraram as aulas. Os dados foram coletados através dos registros na bibliografia consultada e nos sites das disciplinas na Internet. Foram resumidas as características e as conclusões das experiências dos cursos e disciplinas ministrados pelos autores.
O curso constou de aulas ministradas pelos professores e palestras de profissionais envolvidos em projetos de bibliotecas digitais, além de leituras e exercícios práticos. A menção final do aluno foi baseada em trabalhos individuais (conceito de biblioteca digital e metadados) e em grupo (softwares disponíveis para biblioteca digital e análise de um projeto em andamento ou sobre a construção de uma biblioteca digital em área específica). Dois grupos utilizaram o programa Greenstone.
https://youtu.be/9J8qX-YgXfk
Referências:
https://repositorio.unb.br/handle/10482/1033
https://youtu.be/9J8qX-YgXfk