quarta-feira, 24 de maio de 2023

Biblioteca Digital -Ensino

Biblioteca Digital: uma proposta para publicação e disseminação do conhecimento produzido através das teses e dissertações.


    
    "Com o surgimento da World Wide Web (Web), houve uma grande mudança na forma de comunicação entre as pessoas e as organizações. A ligação entre documentos que podem estar situados em qualquer lugar na rede de computadores, através da Internet e do conceito de Universal Resource Locator, possibilitou a recuperação rápida de informações, antes materializadas em ambientes de acesso restrito. Publicar na Internet passou a ser uma tarefa simples, porém era preciso buscar qualidade nas publicações e um portal único de acesso e busca de informações relevantes. Surgem propostas com padrões para publicação propiciando a interoperabilidade de informações. Neste contexto temos as bibliotecas digitais oferecendo condições para a formação de uma grande rede de dados e conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar tecnologias para publicação na Web e sugerir uma proposta para publicar o conhecimento produzido através das Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como medir a aceitabilidade na comunidade acadêmica da nova forma de divulgação e disseminação do conhecimento. A ferramenta proposta deve usar padrões e tecnologias que ofereçam total integração com as demais bibliotecas do país e fazer parte do projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), bem como estar ligada com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations da Virginia Tech University. Após análise de tecnologias, protocolos de publicações e a visão da comunidade acadêmica, o sistema TEDE desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (IBICT), foi considerado como solução para publicação. Sua escolha de deu, em função do mesmo incorporar tecnologias com protocolos capazes de coletar e possibilitar a transferência de informações garantindo a interoperabilidade necessária entre bibliotecas e por consequência a disseminação do conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação através da publicação na Web das teses e dissertações."

    "Além das considerações a respeito da tradicional forma de publicação do conhecimento, é constante a dificuldade de identificar a informação que está sendo publicada, gera-se mais rapidamente informação acadêmica do que a capacidade dos pesquisadores em administrá-la, dos editores em publicá-la, do bibliotecário em coletá-la e dos estudiosos em consultá-la. Grande parte da produção acadêmica ocorre por força de suas necessidades de ascendência à carreira acadêmica e busca de promoções. Repetições de conteúdo, geração de assuntos repetidos e fileiras de estantes abarrotadas de publicações não significa que haja adição de novos conteúdos para benefício da sociedade ou para o aumento de informação. Existe uma grande quantidade de informações produzidas e disponibilizadas em meio eletrônico nas diferentes atividades sociais, a chamada “explosão informacional”. À medida que essas informações são produzidas e disponibilizadas sem uma gerencia em relação aos padrões de publicações, cresce a dificuldade de identificação, acesso e utilização destes conteúdos pelas comunidades de pesquisa."

Referencia:

GUBIANI, Juçara Salete et al. Biblioteca digital: uma proposta para publicação e disseminação do conhecimento produzido através das teses e dissertações. 2005.

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8045

Biblioteca Digital-Exemplos Nacionais

 Biblioteca Digital da Unicamp      Criada em 2002, a Biblioteca Digital da Unicamp foi uma das pioneiras no Brasil ao disponibilizar seu ac...