O ENSINO DA BIBLIOTECA DIGITAL NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA
"A tecnologia tem evoluído a cada hora e a informação tem se multiplicado de forma incontrolável e por meio destes dois crescimentos as bibliotecas digitais têm se expandido muito nos últimos anos, sendo um importante gestor de informação e facilitador da busca pela informação por parte dos usuários. Atualmente, podemos visualizar a tão sonhada biblioteca universal por meio da biblioteca digital, apesar do acesso não ser a todos, por estar disponível apenas àqueles que têm acesso à internet."
"A questão da biblioteca digital é um tema que tem que ser incorporado no currículo da área da ciência da informação, por meio da criação de disciplinas ligadas à geração, organização, interação e comunicação no ensino, mediado pelas novas tecnologias (SARACEVIC; DALBELLO, 2001 apud MÁRDERO; CUNHA, 2004).
Para Drabenstott, Burman e Macedo, (1997, p. 12) o currículo deve conter matéria que aborde os seguintes pontos:
"criação de bases de dados; vídeos; ciências cognitivas para melhor entender como as pessoas aprendem; tornar estudantes melhores administradores e com visão de futuro, embora essa preocupação deva cair com o tempo; subespacialidades na biblioteconomia, no ensino médio, medicina; arquitetura de catálogos etc."
"Márdero e Cunha já em 2004 (p. 2) apresentaram que “apesar do assunto, bibliotecas digitais, ser considerado importante, são poucas as instituições de ensino superior que oferecem disciplinas específicas sobre o tema”. Drabenstott, Burman, Macedo (1997) e Martínez, (2007) escrevem que as disciplinas precisas ser ministradas por bibliotecários e analistas de sistemas, com a integração dos departamentos de engenharia ou ciência da computação para que os alunos possam ver na prática a formação de uma biblioteca digital."
"É indispensável às mudanças no currículo para que assim o curso possa formar bibliotecários não apenas para trabalhar exercendo funções típicas de uma biblioteca tradicional, mas que seja apto a realizar diferentes atividades em ambientes diversificados. E para isso é necessário a abrangência de assuntos, como, geração, organização e uso da informação no currículo (DRABENSTOTT; BURMAN; MACEDO, 1997, p. 12)."
"Segundo a literatura, o primeiro curso oferecido sobre biblioteca digital foi em 1998 na Escola de Comunicação, Informação e Biblioteconomia, da Universidade de Rutgers (SARACEVIC; DALBELLO, 2001)."
Referencias:
CASTRO, Bárbara Olinda de. O ensino da biblioteca digital nos currículos de graduação em Biblioteconomia. 2011. | |