Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), idealizada e mantida pelo IBICT. Seu lançamento oficial aconteceu em 2002 com a participação de apenas três universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade de São Paulo (USP); e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).
Atualmente, com mais de 10 instituições participantes, a BDTD fomenta a visibilidade de teses e dissertações nacionais, gratuitamente, por meio da interoperabilidade entre sistemas, tendo em vista a atividade de centralizar, em um só portal, os trabalhos de diferentes instituições.
No caso, a BDTD é chamada de provedora de serviço, pois faz a colheita de metadados, enquanto as instituições contribuintes são as provedoras de dados, fornecendo os metadados para a coleta. Deve-se mencionar que a colheita de metadados, conhecida como harvesting, faz uso dos chamados provedores de serviços, os quais importam os metadados dos provedores de dados e, assim, tornam o recurso coletado propício a novas alocações, a novos serviços (OLIVEIRA; CARVALHO, 2009).
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) desde a sua criação faz uso de soluções livres em toda a sua estrutura de funcionamento. A BDTD utiliza o software livre VuFind para agregar e disponibilizar as teses e dissertações coletadas dos sistemas de informação gerenciados pelas instituições. Recentemente a BDTD passou a adotar o coletador desenvolvido e utilizado pela Rede de Repositorios de Acceso Abierto a la Ciencia (LA Referencia).
A BDTD utiliza o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE) que é um software desenvolvido pelo IBICT e distribuído gratuitamente para as instituições que desejam utilizar a solução para o gerenciamento de suas teses e dissertações.
A primeira versão do sistema foi lançada em 2002 quando do surgimento da BDTD. A mais recente atualização do TEDE foi lançada em 2014 e passou a ser chamada, desde então, de TEDE 2. A nova versão é uma customização do software livre DSpace, a mesma solução utilizada para a criação de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas em Acesso Aberto.
Confira a seguir:
BDTD
Tutorial BDTD
Referências: MACHADO, Victor de Oliveira. Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça: um estudo a partir do software livre DSpace. 2021. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/31531. Acesso em: 14 Abr. 2023.
BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Link da Biblioteca: https://bdtd.ibict.br/vufind/