segunda-feira, 5 de junho de 2023

Biblioteca Digital-Exemplos Nacionais

 Biblioteca Digital da Unicamp




    Criada em 2002, a Biblioteca Digital da Unicamp foi uma das pioneiras no Brasil ao disponibilizar seu acervo na internet. Com o intuito inicial de apenas ceder teses e dissertações produzidas na Unicamp, hoje disponibiliza materiais especiais, revistas eletrônicas, além de obras raras e primeiras edições de livros clássicos.
     Entre os principais documentos de seu acervo, a Biblioteca Digital da Unicamp conta com a primeira edição do poema ‘Caramuru’, escrito pelo Frei Santa Rita Durão, em 1781.  
    A missão da biblioteca e prover informação, por meio de produtos e serviços de excelência, para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ambiente de respeito à diversidade e à socialização.

Videos:





Site da biblioteca:

http://www.sbu.unicamp.br/sbu/biblioteca-digital-da-unicamp/

Biblioteca Digital- Exemplos Nacionais

 BIBLIOTECA DE DOMÍNIO PÚBLICO 

http://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp


"O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico (http://www.dominiopublico.gov.br) é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

A recente alteração trazida na legislação que trata de direitos autorais do Brasil (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998; que revogou a Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973), que alterou os prazos de vigência dos direitos autorais; bem como as diferentes legislações que regem os direitos autorais de outros países; trazem algumas dificuldades na

verificação do prazo preciso para que uma determinada obra seja considerada em domínio público. O portal Domínio Público tem envidado esforços para que nenhum direito autoral seja violado. Contudo, caso seja encontrado algum arquivo que, por qualquer motivo, esteja violando direitos autorais de tradução, versão, exibição, reprodução ou quaisquer outros, clique aqui e informe a equipe do portal Domínio Público para que a situação seja imediatamente regularizada".

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."

Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam

Presidente da Índia - 09/set/2003

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

 

https://youtu.be/xjDpDW_Rh2k



REFERÊNCIAS:

http://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp

Biblioteca Digital: Exemplos Internacionais

 Biblioteca Nacional Digital do Chile (BNd)


A Biblioteca Nacional Digital do Chile (BNd) reúne todos os serviços e acervos digitais da Biblioteca Nacional do Chile, permitindo a consulta remota de seu conteúdo, o depósito de obras criativas, a assistência e orientação de profissionais especializados, o acesso a diversos portais de conteúdos, bem como a visita virtual aos seus emblemáticos salões, entre outros serviços.

Foi inaugurada em 19 de agosto de 2013 no marco das comemorações do bicentenário da Biblioteca Nacional do Chile e dos cem anos de sua construção atual. A sua missão é dar continuidade à recolha, preservação e divulgação do conhecimento impresso, além do  acesso às obras nascidas em formato digital ou digitalizadas a partir dos seus suportes originais. 



Disponibiliza os seguintes serviços : 

  • Catálogo on-line que permite acessar todo o catálogo bibliográfico, o catálogo digital de coleções e os mini sites do portal Memória Chilena.
  • Portal de acesso aos objetos digitais de cada uma das diversas seções da Biblioteca Nacional do Chile.
  • Portal editorial de acordo com vários temas da vida nacional, criados e selecionados a partir das coleções digitais da Biblioteca Nacional do Chile e/ou de outras instituições.
  • Portal que permite o acesso a conteúdos digitais relacionados com as várias regiões, províncias e comunas do país.
  • Centro de recursos digitais que oferece documentos e conteúdos originais relacionados com os temas centrais que compõem nossa identidade cultural.
  • Portal web que busca valorizar o patrimônio cultural que a Biblioteca Nacional protege, aproximando-o das crianças de nosso país e do exterior.
  • Projeto de arquivamento e preservação de mídias eletrônicas e sites que permitem sua navegação novamente, mesmo que seus conteúdos tenham sofrido alterações ou tenham deixado de existir.
  • Conjuntos de documentos agrupados sob um critério específico. Pode ser um agrupamento temático ou pode ainda corresponder a um acervo da Biblioteca Nacional que, por alguma particularidade, importa destacar e contextualizar.
  • Plataforma interativa construída a partir das coleções cartográficas da Biblioteca Nacional do Chile, que incorpora sistemas de informação geográfica.
  • Serviço de orientação e informação bibliográfica à distância prestado por pessoal especializado da Secção de Referências e Bibliografia.
Confira a seguir: 


Nova guia #16 - Biblioteca Nacional Digital do Chile


Biblioteca Nacional Digital de Chile




Referências:




sexta-feira, 2 de junho de 2023

Biblioteca digital- Metodologia de implantação



Metodologia para o ensino de Bibliotecas digitais-  UNB



https://repositorio.unb.br/handle/10482/1033

Com as mudanças constantes por que passam as bibliotecas e centros de informação, a atualização no conhecimento das novas tecnologias de informação é uma necessidade imperativa para seu pessoal. Nesse sentido é significativo o interesse demonstrado pelos bibliotecários e estudantes de biblioteconomia nos seminários, cursos e workshops 

Os sistemas educacionais também estão passando por profundas mudanças, em parte por causa das transformações que as tecnologias de comunicação provocam na economia, o que por sua vez estaria permitindo oportunidades para o ensino de bibliotecas digitais como complemento do novo ambiente educacional suportado pelas mídias eletrônicas (ROES, 2001).

Para as teorias do ensino, o trabalho pedagógico possibilita uma prática social que dependerá, entre outros fatores, do interesse manifesto pelos alunos e do conteúdo curricular científico repassado pelo professor. Na área da ciência da informação, o desenvolvimento de metodologias de ensino de bibliotecas digitais está sendo discutido desde o ângulo do planejamento da didática até as práticas de ensino mais adequadas. A questão das bibliotecas digitais está sendo abordada pelas instituições de ensino como mais uma mudança curricular trazida pelas transformações nos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas novas tecnologias (SARACEVIC; DALBELLO, 2001). O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de ensino dos conceitos e tecnologias que envolvem as bibliotecas digitais. 

Os diferentes cursos e disciplinas foram analisados segundo as suas características básicas: instituição, tipo de disciplina, conteúdo programático, perfil dos alunos e dos professores que ministraram as aulas. Os dados foram coletados através dos registros na bibliografia consultada e nos sites das disciplinas na Internet. Foram resumidas as características e as conclusões das experiências dos cursos e disciplinas ministrados pelos autores.

O curso constou de aulas ministradas pelos professores e palestras de profissionais envolvidos em projetos de bibliotecas digitais, além de leituras e exercícios práticos. A menção final do aluno foi baseada em trabalhos individuais (conceito de biblioteca digital e metadados) e em grupo (softwares disponíveis para biblioteca digital e análise de um projeto em andamento ou sobre a construção de uma biblioteca digital em área específica). Dois grupos utilizaram o programa Greenstone.




https://youtu.be/9J8qX-YgXfk





Referências:

https://repositorio.unb.br/handle/10482/1033

https://youtu.be/9J8qX-YgXfk

MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para o ensino de bibliotecas digitais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2004, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2004. 

Biblioteca Digital - Exemplos Nacionais

 Biblioteca Nacional (BibliON)

Fonte: https://biblion.odilo.us/

A BibliON é a biblioteca digital gratuita de São Paulo. Que disponibiliza milhares de livros digitais para ler onde e como quiser, além de uma vasta grade de programação cultural, como clubes de leitura, acesso a audiolivros, atividades de formação, podcasts, seminários e muito mais. A BibliON é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras.

Fonte: https://biblion.odilo.us/
Destinado a moradores do Estado de São Paulo, o projeto exige que o usuário informe seu CPF ao realizar o cadastro no sistema antes de poder ler alguma obra do acervo. Cada usuário pode emprestar dois livros por vez  e aproveitar a leitura por 15 dias, podendo fazer a renovação uma vez pelo mesmo prazo, caso a obra não tenha reservas.

O serviço não permite download dos livros no aplicativo, mas sim pelo site nos computadores. Sendo possível salvar títulos para leitura off-line, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela. Podendo escolher diferentes modos de visualização para dia ou para noite e acionar leitura com voz, para saída em áudio do texto.
 
Fonte: https://biblion.odilo.us/


Confira a seguir: 


BibliON - A biblioteca digital gratuita de São Paulo


 BIBLIOTECA DIGITAL Gratuita do Estado de SP | Tour Virtual pela BibliON | com Fer Sugano




Referências:  https://biblion.odilo.us/ (Site da biblioteca)

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Biblioteca Digital- Conceito

Vantagens de uma biblioteca digital



01.Acesso mais fácil e rápido: 

  • Os usuários podem acessar o acervo da biblioteca a qualquer hora,lugar e dispositivo.
  • Os usuários não ficam limitados ao numero de exemplares físicos que a instituição possui,pois o acesso simultâneo as obras são ilimitados;
  • Algumas dessas bibliotecas contam com recursos off-line.

02.Acervo maior,atualizado e diversificado:

    Assim como uma biblioteca física, uma biblioteca virtual possui uma grande variedade de títulos acadêmicos e literários, além de outros tipos de publicações (por exemplo, teses, revistas e textos especializados). A diferença é que seu acervo não é limitado pela quantidade de espaço nas prateleiras ou pelo desgaste das obras.

03.Ferramentas digitais que facilitam o estudo:

  • Realçar passagens ou dados de interesse com até quatro cores de marcadores por categoria e, em seguida, consultá-los separadamente.
  • Fazer uma busca avançada no livro por palavra-chave, tema ou conteúdo específico.
  • Criar flashcards de aprendizado ou cartões de estudo com perguntas ou conceitos-chave ao se preparar para um teste ou uma apresentação.
  • Retomar automaticamente sua leitura de onde parou.
  • Marcar ou etiquetar páginas, capítulos ou tópicos para referência posterior.
  • Adicionar notas e comentários.
  • Definir metas de leitura e listas de estudo personalizadas.

04. Integração fácil com diferentes LMS e com a coleção física:

    Qualquer que seja o sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que sua instituição de ensino utiliza, os protocolos da Biblioteca Virtual são projetados para serem compatíveis com a maioria das plataformas educacionais virtuais. Portanto, integrar essa ferramenta com o restante de seus sistemas não representa nenhum problema para seu departamento de TI.
    As bibliotecas virtuais que usam o formato de catalogação MARC21 também se conectam diretamente a seu catálogo atual ou software de gerenciamento de obras físicas. Dessa forma, seus alunos ou funcionários administrativos podem saber, a partir de uma mesma pesquisa, se o livro está disponível em formato físico, digital ou ambos.

05.Formato de leitura interativo e multimídia:

    Um livro digital não é o mesmo que um livro físico digitalizado, nem é um documento de texto simples. Os livros digitais são ambientes de aprendizagem praticamente completos, e muitas vezes, incluem conteúdo multimídia ou atividades interativas, como autoavaliações, testes e exercícios diversos.
    Além disso, em um livro digital o estudante pode alterar o tamanho da fonte, ampliar as imagens etc. Isso possibilita aproveitar melhor os diferentes estilos de aprendizagem e uma experiência de leitura com muito menos desgaste cognitivo e visual.

06.Acessibilidade e inclusão:

    Uma das vantagens mais óbvias das bibliotecas virtuais é que elas facilitam a inclusão educacional de alunos que, por diversas questões de mobilidade, distância ou recursos, não podem se deslocar fisicamente até as instalações da universidade.
    Bibliotecas virtuais de ponta, como a da Pearson Higher Education, também são projetadas para promover a integração de alunos cegos ou deficientes visuais por meio de recursos como conversão de texto em fala, alteração da cor do fundo da tela, ampliação do tamanho da fonte e ajuste do espaçamento entre as linhas.

07.Mais materiais para os professores na elaboração do plano de estudos:

    Outra vantagem das bibliotecas virtuais é que também são uma excelente ferramenta para os professores. Elas não apenas facilitam imensamente a pesquisa e o planejamento de aulas, como também permitem que se esteja sempre informado quanto à área de estudo, graças às constantes atualizações.
    Não há melhor maneira de promover a cultura da aprendizagem ao longo da vida entre os professores do que oferecer a eles uma Biblioteca Digital que está sempre integrando novos conteúdos de interesse. O bibliotecário será responsável por incentivar os professores a explorar constantemente novos trabalhos para melhorar o ensino.

Videos:







Biblioteca Digital-Exemplos Nacionais

 Biblioteca Digital da Unicamp      Criada em 2002, a Biblioteca Digital da Unicamp foi uma das pioneiras no Brasil ao disponibilizar seu ac...